Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O que é viver de musica - Parte 3


Então galera, vamos continuar nosso tutorial mais com cara de historia. Por vários motivos que vão entender ao longo do papo e pelo maior entendimento.

Pela ordem de passagem olha o que ja simulamos uns reais gastos, anos de estudo, anos de aulas aos amigos e vizinhos que resultaram em experiência... agora vamos subir de nivel.

* Vamos comprar equipamentos melhores: a essa altura o musico ja deve conhecer o que quer.
* Vamos aprender a tocar mais instrumentos, mesmo quando se toca em banda é preciso entender o que o cara do seu lado ta fazendo, é preciso "pensar em grupo".
* Vamos aperfeiçoar o que não aperfeiçoamos nos ultimos anos: o que te falta?

Seu ouvido é absoluto? Não!? Vai estudar, você vai precisar dele... a maioria dos musicos nos EUA estudam ja metodos pra conseguir o Color Hearing.

Seu ouvido relativo como é? Consegue reconhecer instantaneamente qualquer intervalo? Não!? Então vai estudar seu noob.

Se você é daqueles de antigamente que acha que não da pra adquirir ouvido absoluto, vai estudar também. Este método existe, e ja existem profissionais da area aqui no Brasil, não muitos na verdade... hehehe mas bem seja um dos primeiros você também, vamos marcar suas aulas!

Você compõe conscientemente? Sabe o que esta fazendo quando muda um arranjo? Tem segurança ao tocar e improvisar?
Até aqui estamos no intermediario, se não começou a estudar isso comece...

Bom resumindo as mil perguntas que deve se fazer te digo EXPANDA SEUS CONHECIMENTOS. Quando fizer isto e poder responder sim as suas urgências, parabéns. Você é um musico, um musico habilidoso e ninguém nunca vai poder tirar isso de você.

Agora olha o nosso suposto balanço:

Gastamos em média 50 mil em cursos, equipamentos, viagens, manutenção.
Ganhamos uma merreca qualquer cobrando 40 reais por mes(como se ve muito por ai) e ganhando 100 reais (com sorte, em bar)... ja toquei 4 horas seguidas e sai de lá com 35 reais... e ja vi muita gente passar por isso, é triste.
Pelo menos 8 anos estudando sério e tocando pra adquirir experiência.
E provavelmente temos algum publico, mesmo que sejam nossos amigos apenas.

Hora de começar a se divulgar. Muita gente de sorte encontra quem aposte neles nesse caminho e fazem a divulgação, não sendo meu caso vou explicar um pouco sobre a importância de se divulgar.

1 - Postura

Sempre saiba o que fale e fale com certeza, muitas vezes pode falar merda. Não tenha vergonha de assumir seus erros, melhore e corrija depois, mas você estudou pra não falar muita merda ?

Eu digo, seja legal com todo mundo. O que é quase impossível, quem me conhece sabe que eu não sou legal com ninguém e eu assumo, isso me atrapalha. Se você sabe como ser o senhor e senhora carisma, bom pra você. Vai conseguir muitos puxa-sacos e vai entrar em alguma panelinha, vai ser criticado por quem não é da panelinha e admirado por quem esta. São escolhas.

Se você é como eu, na sua, as coisas complicam. Muitos vão identificar aqui: eu sou extremamente sincero, direto, tímido pra caramba, não gosto de depender de ninguém, sou versátil e não sou orgulhoso nem me comparo a ninguém. Pode parecer estranho pra alguns falar que esse é o perfil de um músico, mas é muito comum ser assim no meio musical. Conheço muita gente (mesmo!) com o mesmo perfil que eu e são com certeza (diferente de mim kkk) os músicos mais talentosos e versáteis pela falta de escolha que a personalidade gera.

Finalizando pra ambas as partes é importante ser seguro se si, mesmo que reservado ou extrovertido.

O músico é sua maior propaganda.

2 - Burocracia

Você precisa conhecer as leis que te rondam e protegem. Você DEVE sim, fazer contratos pros seus shows, existem muitos modelos de contrato na internet, vou pedir a minha advogada e postarei um aqui em futura atualização (que ainda constará este texto avisando kkk)

Vou postar futuramente também detalhes de como registrar musicas, composições, etc etc

3 - Visual

Tai meu maior pecado, eu so feio e desleixado mesmo po! Mas não podia, um visual bacana te da um ar legal, separado e demonstra sucesso. Cuide e pense bem nisso, alguem por favor mande dicas nesse ponto porque eu mesmo preciso muito.

4 - Divulgação

Se divulgue online, hoje em dia é a melhor coisa a fazer, também procure radios, alguns programas ao vivo permitem músicos se apresentar. Eu mesmo toco em uma semana que vem. Monte um website bacana, myspace, orkut, twitter, qualquer um ou todos ao mesmo tempo.

Uma vez o Isaque do Krig me falou que divulgação é encher o saco até fixar... e é mesmo.

Quer uma dica de bom profissional nessa area? www.rodrigomatos.com pode falar que foi eu que indiquei, quem sabe ganha um descontão.

5 - Contatos profissionais

Faça o MAXIMO QUE PUDER, com certeza vai precisar. Por mais que hoje ache que não. Exemplo? Olha o designer acima.




Enfim... São vários pontos mas depois que você fizer pelo menos 50% disso vamos estar falando de um ponto em que eu paro de dar dicas e começamos a dividir experiências. Muitas boas, outras ruins. Hoje tudo o que eu tenho foi a musica quem deu. Incluindo namoradas, ficantes, amantes e claro, porque não, todas ao mesmo tempo.

Este post ficou resumido, vou explicar porque... estou 'doente', dores fortíssimas, muito mal... de cama... os meus alunos as vezes sabem, as vezes não... mas o computador fica ao lado da cama e estou dando as aulas online, daqui mesmo, mesmo mal... pra não deixar faltar... até porque preciso da grana pra pagar o médico, conto com meu trabalho pra me sustentar, não posso parar de trabalhar. Assim que eu melhorar, aguardem posts melhores e mais completos.

Uma coisa que é bem interessante, ja pensaram o quão é dificil ser musico? Ganhar pouco, trabalhar muito, estudar muito, gastar muito tempo tentando fazer algo que no fim, só vale a pena se você conseguir agradar os outros com seu som. Algo tão intimo que é a musica no final vale pra todo mundo. E muita gente vai te odiar, quando não pegar todo esse esforço empregado em aprender algo se você não dividir de graça, de mão beijada.

Quantas vezes ja não fui chamado de "filho da puta", "idiota", "babaca" e outros nomes legais, por pessoas que achavam que eu tinha obrigação de dividir tudo o que batalhei tanto pra conseguir ali, de graça, do nada, porque eles achavam que deveria ser assim. Muitos dos que lêem o blog acompanham muito isso no orkut, eu ja acho graça. Ja ouvi até que eu deveria ir dar aula em Marte porque, se meus alunos iam tão bem a terra não cabia pra mim.. kkkkkk e foi um jornalista quem disse... não existe limite pro ciume e a ignorância humana.

Mas uma coisa eu digo, pra cada "nome legal" que ja me chamaram eu ouvi 10x mais elogios, 10x mais garotas bacanas passaram na minha cama e 10x mais eu vivi bem e feliz, podendo agradar e ser agradado por amigos que foram eternos enquanto duraram...

3 comentários:

Unknown 29 de outubro de 2009 às 15:31  

Fóda mermão, realmente isso é uma "mini-bíblia & manual" do músico moderno! Vlw a força man, tu é foda!

Unknown 25 de fevereiro de 2010 às 06:14  

Cara... Parabéns... Muito bom... Já venho acompanhando seu blog(e comunidade Gutural) a algum tempo(Mais de ano já na comunidade hehehee)... mas só agora tive tempo pra parar e aproveita-lo... Conteúdo de primeira... Agradeço o apoio que tu da aos musicos(Metal Pricipalmente)... Pois é algo que falta no Brasil... São poucos os que "sabem" e compartilham... Normalmente é um bando de noob falando merda, só pra se mostrar... Vou começar estudar o que tu publicou no blog =D, assim que terminar de ler ele todo... Ai voltarei com minhas duvidas... E quem sabe num rola umas aulas... =]...

Continue com o trampo...
Força e Honra!
J4ck_666

Anônimo,  12 de setembro de 2010 às 10:09  

nossa!ser músico é tudo isso?e eu nem sei direito empenhar meu papel...depois disso que li,nao sei se continuo querendo trabalhar com isso.

Postar um comentário

  ©Design Presidente Blog|Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons|Direitos Autorais Parcialmente Reservados |Termos de Uso

TOPO