Pesquisar neste blog

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O que é viver de musica - Parte 2

Ok, continuando o nosso tutorial básico do sofrimento "Como viver de música". Vamos falar de coisas que não vão te abandonar nunca, e que são os investimentos mais preciosos que vocês vão fazer, os investimentos em vocês mesmos.

Bom agora que ja gastamos nossos primeiros mil reais em equipamentos pra não passar vergonha. Vamos aprender como usa-los?

Ah sim antes porque digo primeiros mil reais. Porque foi um exemplo básico incial: violão + cordas + cabo + correia + bag.

Obviamente quem quer começar vai fazer mais como eu aconselho: computador + guitarra + violão + cordas + cabos + correia + cases + amps, se comprar barato e meia boca gasta uns 5 a 8 mil.

Então, vamos ao uso:

Aqui você tem 2 opções básicas:

1 - Contar com a SORTE e achar um bom professor.

2 - Usar seu computador e ser autodidata (meu caso).

A opção 1 é fundamental ao longo da sua carreira, a não ser que você seja um gênio, dificilmente vai conseguir entender tudo sozinho.




Ultra Noob na Bateria.

Meu primeiro professor bom, chama Marcelo (toca DEMAIS, canta DEMAIS hehe) e vivia me falando que eu não dava conta de tocar as Bossas que ele tocava, por isso aprendi muita coisa errada no violão pra conseguir tocar tudo na marra, funcionou no inicio mas perdi toda a teoria por me acostumar a tocar só de ouvido. Fiz um mes de aula e larguei. O segundo é meu professor até hoje, de vez em quando viajo até a cidade dele pra fazer 1 semana de aula ele é anormal, um dia posto material dele aqui... é um violonista do tipo que faz gente profissional largar a musica só de ouvir tocar, dei sorte.

Nestes meus 10 anos tocando por ai perdi muito tempo estudando só, sem saber nem o que procurar, o que querer aprender, se tivesse tido (é isso ai, redundância não...) aulas desde o inicio estaria bem melhor, aconselho as aulas. Entretanto, tive muitos professores ruins, falei de dois professores instrumentistas bons ? Mas percorri dezenas de salas de aula em 10 anos, dezenas de decepções, inclusive com professores de faculdade e de conservatório...

Status não quer dizer nada.

Então como um bom samaritano vou falar do que os instrumentistas precisam para começar, sejam guitarristas, violonistas, tecladistas, trompetistas, flautistas, etc... precisam de TEORIA MUSICAL. Teoria musical é um assunto "universal" pro mundo da música e serve pra qualquer instrumento, aconselho pra iniciantes ler "Harmonia e Improvisação" de Almir Chediak, comprem o livro original, eu tenho aqui, vale a pena.

Vocalistas precisam de um professor de técnica vocal e isso é quase impossível. Sabe aqueles mitos sobre professores enrolarem pedindo ao aluno coisas impossíveis pra manter a aula e seu salário? É totalmente real, eles complicam muito as coisas, não os culpo, sofreram isso pra aprender também e agora quem poderá nos defender? Zamfir? Ja pensou? Nããã...

Vamos a prática então, pegue seu instrumento fique em posição e treine 2 a 10 horas por dia por alguns anos.

Ham? Posição? Anos?

Dvd da Blamer, no orkut tem mais fotos, tinha gente pra caramba...
em todos os shows ainda bem...

Sim, você precisa ter postura pra tocar se não seu treino não rende, sabia? Uma postura correta desenvolve muito a potencialidade do treino e evita doenças. Alongamentos também são obrigatórios, música é atividade física.

Um fator exponencial pro musico é experiência, você tem que treinar e encher os ouvidos dos seus parentes, amigos, amantes, esposas, filhos, não importa o que... passe vergonha, peça opiniões, conheça e corrija seus erros ou corte mil anos de "cagadas autodidatas" por um bom professor que encontrar, para que ele te molde a sua favorita imagem, se der sorte, será boa.

Ai vocês dizem, porra Zamfir, que saco, esperava tirar as duvidas nesse post e só vem problema?
Lembra que eu falei que talvez eu era a solução? Pois vou sanar essa duvida agora...

Como identificar um bom professor

É aquele que deixa claro de que sabe do que esta falando e te explica o que esta fazendo e acontecendo. Não acredite em "profissionais" que vão te pedir pra cantar escalinhas non-sense ou te mandar treinar arpeggios sem nem te explicar em teoria o que é um arpeggio.



Não confie em profissionais que não te dão embasamento sobre os estudos que estão acontecendo, esses são enroladores e não professores.



Ótimo, agora você ja estudou e vamos refazer as contas?

Se passaram 3 anos você ja gastou entre 5 a 10 mil reais: instrumentos, manutenção e troca de equipamentos. Levando em consideração um bom professor (não enrolador) ou uma boa escola de música (como Souza Lima e o Institudo de Música e Tecnologia_ nesse meio tempo você deve ja gastar uns 1200 reais por ano (ou semestres, mais provavelmente) estudando seu instrumento. Multi-instrumentistas e vocalistas como eu gastam um pouquinho mais, eu ja gastei exatamente R$4320 com aulas, viagens, seminários e coisas do gênero do dia primeiro de Janeiro até o dia de hoje em 2009.

Eu e meu amigo e mestre da guitarra Warleyson Almeida, que ta famoso e sumido.
Sinto falta dessa época, e até que um pouquinho do cabelão...


PS: É muito importante você registrar seus gastos, você precisa saber como administrar seu dinheiro e o quanto você deve cobrar pra dar aulas, shows, workshops, etc... você precisa sobreviver ? Não pode cobrar menos do que gasta a não ser que ainda viva com a mamãe.

Balanço Atual: 5 a 15 mil reais investidos no seu futuro musical.
0 (zero) reais de dinheiro ganho.


Se você estudou bem o básico pode me dizer agora por exemplo umas coisas idiotas como por exemplo:

Pra que serve o ciclo de terças?
O que é uma escala menor harmônica?
Quais as notas do lá lidio?
O que é uma TES?
O que é um acorde dominante?


Enfim, qualquer músico com conhecimento básico vai rir de qualquer pergunta desse tipo, você precisa entender pra saber aplicar. Não estou falando que você não vai conseguir tocar sem saber isso, mas convenhamos, você confiaria num médico que diz saber operar mas não estudou pra isso?


Taberna Roots Bar
Montes Claros - Norte de MG

Se você ja passou pela fase básica você ja esta livre pra fazer 3 coisas:

1 - dar aula pros seus seus amiguinhos e ganhar um troco

2 - fazer shows pequenos: festinhas, barzinhos, etc... e ganhar um troco

3 - fazer o vestibular da federal de música e gastar mais grana e mais tempo.


Ah, eu não fiz a federal de música, sou formado em Comunicação Social. Entretanto faço meu vestibular de canto em Janeiro de 2010, torçam por mim.

Pra quem não sabe vamos relembrar um antigo topico: estudei em escolas de música em alguns estados brasileiros, faço pesquisas com fonos e amigos mestres em canto a vários anos já... e essa história tem contada nos primeiros tópicos, ja rodei esse brasilzão a rodo pra estudar com gente boa. Não estamos aqui pra falar de mim.. vamos lá...

Ops, vamos nada.. olha como o texto se estendeu ? Vamos deixar pra próxima e trocar mais ideias com a mente descansada na semana que vem..


6 comentários:

Unknown 21 de outubro de 2009 às 10:03  

Realmente o Zamfir está fazendo um bom trabalho, dividindo conosco suas experiências, conquistas e cagadas da vida... ótimo post cara, muito esclarecedor mesmo... Continue assim! VLW

Unknown 21 de outubro de 2009 às 10:11  

Nossa....seu texto me fez pensar e repensar método de ensino, apesar de tentar enfiar um pouco de teoria na cabeça dos meus alunos(oras eles são crianças de 6,7,8 e 9 anos),ainda acho pouco o meu esforço...mas eles tocam viu....e muito bem,rsrsr, quanto ao valores cobrados, vc sabe que em moc city não podemos cobra-los devidamente, bom.....adorei o texto, beijos.

Danilo,  21 de outubro de 2009 às 13:12  

Eu ainda não decidi se é bom ou não, tem como dar mais detalhes sobre experiências próprias?

Talita Goulart 27 de outubro de 2009 às 12:03  

Post realmente muito esclarecedor, a teoria é mesmo muito importante desde o princípio, perdi muito tempo antes de perceber isso.
Gostei das dicas sobre professores. Muitas vezes confiamos na capacidade do profissional e não questionamos seus métodos e conhecimentos.
Mais uma vez, parabéns pela iniciativa!
E obrigada pelas dicas! :D

Raí Faustino,  27 de outubro de 2009 às 17:49  

Belíssima série de posts, Zamfir... Bem escritos, de fácil entendimento para leigos, e técnicos o suficiente para não entediar os que já têm experiência no ramo.
Na torcida pela sua aprovação no vestibular 2010!

Abraço

Anônimo,  16 de novembro de 2009 às 08:17  

Exatamente, bem escritos, com pinceladas de bom humor. Ajuda no entendimento.

Parabéns.

Postar um comentário

  ©Design Presidente Blog|Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons|Direitos Autorais Parcialmente Reservados |Termos de Uso

TOPO