Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O que é viver de musica - Parte 1

Muita gente me pergunta como é viver de música, aqui no Brasil visto que, as profissões voltadas a cultura e ao ensino são historicamente desvalorizadas. Desde alunos, a amigos curiosos, ninguém entende como é possível pagar as contas, já que na música, tudo é tão caro e tão pouco remunerado.

Gostaria de frisar que esse texto se refere ao artista de baixo nível, aquele que não tem contrato com grandes gravadoras ou um publico gigante, aquele que é seu chefe, produtor, empresário e frontman.

* Frontman aqui neste texto vai referir aquele musico que "é o show" sozinho.

Então vamos as contas?

1 - A primeira coisa que você quer, como músico independente é não depender de ninguém, as pessoas são enroladas mesmo! Você se acha louco por querer viver de música? Pois achar outro louco que nem você é improvável. Tem muita gente que se aventura nessa area, mas dedicação é algo incomum de se encontrar, se encontrou "jogue suas mãos para o céu e agradeça se acaso tiver" um bom e responsável músico(ista) te acompanhando.

Sem contar com milagres vamos lá... um bom instrumento: violão, guitarra ou teclado.


Violão Elétrico

De R$600 a R$1500 ja da pra se virar, você encontrar varios Takaminis, Di Giorgios, e outros violões bons nesse meio termo.

O violão é bom pelo som da ressonância da madeira ja dar uma sonoridade rica e é relativamente barato comparado com o que se gasta com guitarras e synths.

Particularmente se fosse comprar um violão de aço compraria esse Martin... custa uns $1500 (dólares mesmo)


Qualquer duvida quanto a violões postem aqui no topico, que coloco informações extras de "o que comprar"... ja pra nylon tem muita coisa bacana nas lojas, mas sério, procurar um luthier não faz mal.


Guitarra Eletrica

De R$1000 em diante... Eu uso uma Ibanez Artcore... mas vejam, não uso pra tocar nada pesado, sei que muitos aqui que freqüentam o blog curtem metal, mas eu toco em bares: mpb, pop, bossa nova, jazz, sambinhas e por ai vai.


Qualquer um que pense em viver de música é bom ter a mente bem aberta pra tocar outros estilos, por comida na mesa independe do gosto musical.

Mas no caso da guitarra o mais bacana é que ela sozinha não faz o tchammm agora você precisa montar seu SET de pedais, chorus, delay, reverb, compressor, equalizer, etc etc... cada pedal sai em média de R$350 a R$1000.

Synths, teclados, etc...

Segundo a Daniela Benicio (minha informante desses assuntos) diz que apartir de R$2000 você começa a encontrar alguns com sons agradáveis. Como eu não entendo de teclado vou falar do que eu uso...

Alternativa Técnologica:

Comprar um controlador midi + notebook + software vsti = R$4000, em média, com equipamentos simples. Nele você pode programar backtracks com bateria e acompanhamentos e com uma interface de audio legal ja da pra comprar de r$1000 (fastracks) a R$3,500 (tem várias opções como a que eu gosto, Tascam) você também pode gravar seus próprios cds e shows ao vivo enfim, economia gigante.

O que mais vale a pena neste caso é que, comprando um equipamento bacana a unica coisa que precisa pra conseguir zilhões de timbres incriveis diferentes é atualizar seu software. E dependendo do que usar, você pode fazer até ele cantar pra você hehe


Agora muitos de vocês devem estar pensando que é muito trabalhoso e muito caro viver de musica né? AHM!?!??! Estão LOUCOS? Acham que alguem vive de música só comprando equipamento bom? Agora que começa a ficar caro e divertido....

No proximo post, vamos aprender como estudar, como um músico deve se portar, como arrumar shows e o finalmente, ja é hora de começar a receber pra isso? kkkk

As matérias estarão dividas porque o texto é gigante, relembrando que eu vou tratar aqui apenas as básicas informações de como viver de música.

6 comentários:

Alexandre Scher / Alex,  13 de outubro de 2009 às 14:17  

gostei de ideia do post.. deve ter mta gente interessada no assunto.. quer dizer, pelo menos eu estou, e creio que o pessoal da minha banda tbm vai gostar do assunto e vai esperar ansioso pela continuação... JV, se possível eu gostaria de mais informações a respeito do teclado, pois recentemente despertei um gosto por tal instrumento, e já estou pra começar com as aulas... sei bem como é isso de tocar os mais diferentes estilos pra poder sobreviver no ramo, eu que bem sei, e mesmo assim ainda é muito difícil, pelo menos aqui na Bahia é!!
por enquanto é isso.. parabéns pela iniciativa, gostei mesmo.. aguardando a continuação!! =)

Danilo,  13 de outubro de 2009 às 14:20  

Zamfir!! Lembro quando a gente foi conversar sobre isso nas aulas, assunto longo, realmente vem muito por ai...isso tudo anotado vai ser um guia e tanto, brigadão pela paciência!
Dessa parte de comprar o instrumento eu ja passei to na proxima a do sofrimento rsrsrs

Unknown 14 de outubro de 2009 às 15:44  

Porra véio, era justamente o que eu queria saber! Tô ancioso pela continuação da matéria! Valeu pelo esforço pra trazer a informação até nós!

Zamfir e aMusica 14 de outubro de 2009 às 19:45  

Valeu pelos comentários pessoal e continuem comentando, sei que fiquei um tempo ausente mas são os comentários que animam a escrever novos posts... vão entender no prox post porque hehehe

Talita Goulart 20 de outubro de 2009 às 15:07  

Muito bom cara! Esses posts com certeza vão ajudar muita gente (inclusive eu). Existem muitos talentos desperdiçados por aí, por falta de apoio e/ou informação, e é muito bom ter alguém com experiência no assunto para ajudar.
Já estou esperando a parte 2 :)

Raí Faustino,  20 de outubro de 2009 às 15:54  

Que post legal, cara! Vai guiar muita gente que tenta viver de música, e quem sabe atrair o interesse de alguns desencorajados.

Postar um comentário

  ©Design Presidente Blog|Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons|Direitos Autorais Parcialmente Reservados |Termos de Uso

TOPO