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quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dicas do Vicente Saragosa + Encontrando o gutural por Zamfir

A seguir vocês vão ler um texto escrito pelo Vicente, que é meu professor de canto e é mais conhecido como Deus Metal. Sua palavra é divina, incontestável, esse cara sabe o que fala! Com o tempo vão entender porque eu respeito TANTO o grande mestre. Abençoados sejam pelo Deus Metal...


Vicente Saragosa


"Olá Galera!

Fiz uma breve análise a pedido do Zamfir, sobre os áudios.

Não tenho interesse algum em criticar apenas por fazê-lo, coloco a seguir um pouco do que vocês devem trabalhar para seguir evoluindo na questão artística/vocal como um todo.

Também gostaria de elogiar o Blog, pela oportunidade que está dando aos nossos futuros vocalistas, para mostrarem sua interpretação e exporem seu trabalho.

Devem muito se animar, todos aqueles que participaram, ou que pensam em participar, do Concurso proposto pelo Blog, pois este é um Grande 1º passo, e só dando o 1º passo que é possível chegar a distancia que nos Objetivamos. Assim, parabenizo vocês que tiveram acima de tudo CORAGEM para mostrar aos outros (que poderão tornar-se seus fãs) a capacidade de cada um, e para aqueles que ainda não estão Tão evoluídos na matéria, é sinal de que já se sobrepuseram a um monte de artistas que não foram Ousados o suficiente a ponto de colocar seu rosto, ou voz, à frente das críticas.

Pela Análise GERAL dos Áudios, percebi que alguns temas devem ser pontuados.

PERSONALIDADE: Hoje, se você é só mais um na música, realmente não fará diferença, assim você deve marcar sua música, estabelecendo sua própria personalidade, e fazendo com que os outros precisem de você para ouvir sua Interpretação Única. Isso fará com que você se torne realmente um Artista (aquele que com a sua Atuação/Performance consegue entreter a todos), e não só um daqueles que “ ah, não tem outro, vai tu merrmo

MUSICALIDADE: Muitos dos Áudios estão faltando este aspecto, é necessário, se a vontade é se enveredar pelo caminho da música, o tal do Estudo. Não só o Estudo da Técnica Vocal, hoje em questão, mas o estudo da Música como um todo. Tempo, Batidas, Intensidade, Volume, Coordenação, Uniformidade, e assim por diante. Nada melhor do que Fazer algo que você tem Controle Total, e isso você só consegue com o estudo.

Quanto a Técnica Vocal: Vê-se que o esforço está trazendo recompensa, muitos devem ter se dedicado para alcançar a qualidade Vocal que foi enviada, porém para os padrões já criados e estabelecidos em torno dos gêneros musicais, existem alguns fatores relevantes na técnica vocal, que devem ser novamente estudados.

Fiz uma crítica distinta para cada Vocalista que apresentou seu trabalho aqui no Concurso, de forma a mostrar o próximo passo a ser treinado e assim, conseguir uma evolução maior na qualidade vocal.

Seguem elas:

Bob

Senti uma falta de Interpretação, mostrar mesmo que é você, as vezes algo muito padronizado faz com que sejamos substituíveis. Outro ponto, é a analise dos tempos da música, um trabalho melhor na cadencia rítmica, pode melhorar o produto final.

Solano

Existe muita Compressão Laríngea na sua voz, a laringe deve estar relaxada ao ponto da nota não perder a qualidade e a ressonância não ser prejudicada. Prestar atenção também que a laringe deve subir nos agudos, para que eles fluam melhor. Por ultimo, a pronúncia também pode ser melhor focada.

Felipe Menegossi

É notável uma variação entre os registros, isso se deve ao fato de haver uma mudança na “mecânica” na produção da voz, alternando de um para o outro. Nossa voz é uma só, e devemos permitir que ela seja livre, de apenas uma maneira, com apenas um método. Importante também pensar em apoiar melhor as frases, sustentando sempre a coluna de ar não permitindo a oscilação tímbrica e de distorção que se pode ouvir em seu trabalho.

Eduardo

Treine exercícios de relaxamento, lembre-se sempre que a voz só pode ser emitida, a partir de uma laringe relaxada, com atividade, porém Sempre, relaxada. Se houver uma Tensão não intencional, vai haver um estrangulamento da nota, que é o que se percebe.
A ressonância será aproveitada ao máximo, quando a laringe estiver livre e as vibrações provenientes das cordas puderem atravessar todo o seu crânio sem impedimentos.

Lanio

Um exemplo de esmero. Não há muito que adicionar para a melhoria, já que tive pouco conteúdo em mãos para a análise. De qualquer forma, vai uma dica de algo notável, preste atenção na pressão exercida nas consoantes que às vezes contraem a laringe e o com fica “martelado” , como uma pancada mesmo.

Sangue

MUITA PRESSÂO na laringe, provavelmente está machucando a parte interna da laringe com tanta tensão sem sustentação, recomendo treinar exercícios de relaxamento, e tentar primeiro adequar o seu canto com a sua expiração, sem forçar nada, depois partir para as constrições certas e adequadas ao canto gutural. A pronuncia como um todo deve ser analisada, é importante que o ouvinte entenda a mensagem da sua música. Graças a tensão demasiada, você anda criando uma distorção que não é saudável para a voz, perceba que existem trechos de tanta tensão que o “drive” inadequado aparece eliminando a capacidade da sua ressonância, principalmente nos agudos.

Isa

Surpresa muito positiva! Se aos 13 já estiver se importando com a sua qualidade vocal e aperfeiçoando-a, com certeza um futuro brilhante poderá ser a recompensa desse esforço. Deve treinar o Apoio Diafragmático, ou seja, a capacidade de controlar a saída do ar, sustentando sua coluna(do ar) e fazendo com que haja liberdade de tensões na laringe.
Aproveitar mais a ressonância superior, relaxando os músculos faciais e perdendo o som um pouco esganiçado das notas agudas.

Fred

Novamente, como comentado, existe a necessidade de primeiro Relaxar a laringe, a ponto de não provocar tensão não intencional e prejudicar a qualidade da voz. Deve além disso, controlar melhor a Expiração, para que as notas sejam mantidas “cheias” até o final da frase, pois puder perceber que elas lentamente vão ficando mais fracas, antes mesmo da próprias notas terminarem no compasso. Parabéns para criatividade na edição, não posso julgar a qualidade da mesma, mas de qualquer forma, este é um elemento diferencial que todo artista deve adotar.

Beren

A pronuncia está comprometida, rever as posições da língua e não tencionar a mesma de nenhuma maneira, você modifica a “mecânica” de produção vocal para os registros, isso não traz um benefício para a sua interpretação. Assim, procure expor da mesma maneira que faz nos médios, seus graves, já vai evoluir muito. Preste atenção na variação de Volume de todas as notas, pois existe MUITA oscilação no volume, o que compromete o trabalho.


Deni

Deve prestar atenção na pronúncia, é importante que o ouvinte osso reconhecer a mensagem que você quer passar a ele. Também trabalhe no relaxamento da laringe, procurando se utilizar do Mínimo de tensão (funcional) para emitir as notas com mais qualidade e amplitude.

Rafael Zucato

Outro que também usou da sua criatividade para moldar o som, parabéns pela iniciativa! Porém, vê-se MUITA PRESSÃO na laringe, a ponto de todas as notas ficarem esganiçadas e com dificuldade de ressoar nas partes superiores. Relaxe, e, além disso, trabalhe a sustentação da coluna de ar para que o controle da expiração não se torne nenhum bicho-de-sete-cabeças.

Diow

Neste exemplo existe grande contenção de ar na expiração, por fechar demais a laringe nas consoantes o que prejudica a qualidade da nota. Treine exercícios de relaxamento, para os músculos da face, da base da língua e da laringe. Isso é essencial para a sua evolução vocal.

Alex

A falta de conexão no registro médio para o registro agudo dá-se pela utilização não totalmente adequada do apoio, faz com que a laringe tenha que se adaptar a dois registros como se fossem distintos, mas não são. Como comentado anteriormente, utilize a mesma “mecânica” em todos os registros.

JJ

Trabalho de constrição começando a se adequar, ainda com muita pressão laríngea nos agudos, deve trabalhar passagem nasal para adequar transição do som. Na transição da voz limpa, devido ao trabalho com gutural, não fez a mudança distinta necessária para os dois modos de voz, gutural e limpo, aí o limpo saiu constricionado. Assim prestar atenção na tensão intencional gerada pelo gutural que deve ser diferente, e bem menor para os limpos.



Mais uma vez agradeço a o apreço do João Victor (Zamfir) pelo interesse em engrandecer a nossa música e nossos músicos brasileiros, são com atitudes assim que movimentos crescem e são notados, em qualquer gênero.

E não se esqueçam, precisando de qualquer outro conselho sobre técnica vocal, estarei à disposição neste Blog, e sempre que possível responderei as indagações de vocês.


Espero que levem em conta todas criticas que são de caráter construtivo, e que já no próximo Concurso, possamos ter mais qualidade e mais participantes mostrando seu trabalho e fazendo o Metal crescer!

Questões e Sugestões, fiquem a vontade.

Vicente."


É com muito orgulho que faço esse post, ja que o Vicente é um profissional de primeira linha e foi o primeiro que realmente me ajudou a ter um diferencial técnico. Começamos nos ajudando eu com o gutural e ele com os limpos. Entretanto hoje o Vicente ja domina os modos perfeitamente bem e é um grande exemplo a ser seguido e ouvido.


___________________________________________________________________

Agora com Zamfir
Le'z go to business

Encontrando o Vocal fry:

Link em breve do áudio

Descrição passo-a-passo:

1 - Solte o ar pela boca, procure controlar a saída de ar de forma que a garganta va fechando lentamente.

2 -
Quando o ar for acabando a tendência natural é que a garganta constrinja e feche. Nessa hora vai começar a notar os primeiros sons vibratorios do fry constrito. Guarde a sensação.

3 -
Faça novamente e dessa vez quando sentir a sensação controle mais ainda a saída de ar e use o apoio para fazer pressão com o ar que lhe resta.

Importante: Lembre-se de controlar o apoi,o nem forte demais nem fraco demais.

Tcharam, você provavelmente terá agora feito o Vocal Fry.

A aqueles que sentirem força demasiada, aconselho começar treinando com o falsetto misturado ao Vocal Fry.
Encontrando o tradicional:

Link em breve do áudio

Descrição passo-a-passo:

1- Com o apoio mediano pronto solte a voz com um pouco de força(não estou falando de gritar). Esse pouco de força não é exatamente necessário para fazer o gutural futuramente, mas nesse tutorial ajudará a encontrar a forma.

2- Sinta a distorção que se formara de leve na voz. Esse é o som da sua garganta constrita pela força, guarde a sensação. Vamos chamar essa sensação de "motor". Esse motor é a base do timbre do teu gutural.

3- Agora busque relaxar o máximo possível a mandíbula enquanto soltar o ar com esse motor.

ATENÇÃO: É muito fácil se machucar nesse momento, faça com CALMA!

4- Agora vamos a um molde BÁSICO, desta técnica. Faça como no áudio: um A prolongado acrescentando lentamente o motor e amplificando, depois relaxando e voltando ao A com voz limpa. Depois com O e U até pegar bem.

Adendo: Se não estiver conseguindo misturar o som provavelmente é a respiração que não esta sendo controlada.

Ambas são formas apenas de encontrar a técnica, a partir dai o desenvolvimento é bem mais complexo e exige acompanhamento.

Boa Sorte!


Estou sem poder gravar nada no pc!
Troquei a placa mãe e ainda não formatei os drives de audio tão bugando.
Logo, aguardem... enquanto isso ficam as dicas

20 comentários:

Unknown 4 de junho de 2009 às 14:24  
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown 4 de junho de 2009 às 14:25  

Excelente post!
Ótimas dicas!
O blog está cada vez melhor! =D
Continue assim,JV. ;)

Beren,  4 de junho de 2009 às 21:09  

Adorei a avaliação do Vicente, me mostrou em que outros lugares puxar minha orelha no vocal!
Não tindi muito o Fry, mas vou reler ra entender mais!


Parabens JV, o blog ta show!

Alexandre Scher / Alex,  6 de junho de 2009 às 17:19  

ótimas dicas.. mto construtivas... vou tentar trabalhar em cima do q o Vicente disse.. seguindo os macetes q o JV postou... espero surpreender no próximo concurso!! =)

Die - TraSH,  7 de junho de 2009 às 14:51  

Nab, me chama no msn que ti ajudo com os drivers =X

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Gostei das dicas x]

Gamaliel,  7 de junho de 2009 às 16:47  

Muito interessante as dicas de Vicente Saragosa, fico feliz por esse blog estar falando sobre o gutural, assim como as comunidades do Zamfir. Pelo menos eu nunca tinha visto um trabalho deste, enfim, parabéns pelo trabalho.

Lânio 9 de junho de 2009 às 09:12  

Muito boa as observações do Vicente Saragosa, e com certeza vou observar mais essas pressões nas consoantes, obrigado pela dica e por se dispor de tempo para observação.
Ducaralho as dicas ae de como encontrar o gutural, mais uma vez parabens Zamfir vc é o cara!

Abraço

Gustavo Tonarque,  9 de junho de 2009 às 14:48  

Vicente, parabens pelas dicas!
gostaria de saber a opiniao do mestre do meu mestre (JV) sobre o meu vocal, ja que avaliou o de todo mundo!

http://www.4shared.com/account/file/104898751/1c198ae5/Gustavo_-_Dead_Seeds.html

ta ai o link!
se puder, agradeço desde ja!

obrigado!

Sidilei 9 de junho de 2009 às 15:24  

é da hora, mais é muito dificiu aprender assim...
da pra pegar mais ou menos a manha, mais so por aulas mesmo que se aprende se foder a garganta, muito da hora esse topico mais, ta foda de aprender...

Vicente Saragosa,  14 de junho de 2009 às 06:53  

É isso aí galera!

Que bom que gostaram das críticas, espero que saibam aproveita-las para controlar melhor a técnica vocal de cada um.

Quanto à sua interpretação Gustavo, peço que aguarde, pois assim que tiver um tempo, eu analizo e adiciono nos posts, ok?

Quanto ao post do Eduardo, concordo que as aulas são importantes sim, mas é sempre bom entender o caminho que se deve percorrer na técnica, para que quando o professor for ajudar o aluno, não ter que refazer o caminho da voz, desde o começo.

Qualquer dúvida ou sugestão, podem postar aqui no Blog do JV(Zamfir) que estou sempre acompanhando. Ficarei feliz em ajudar naquilo que for possível.

Continuem Evoluindo. Abraço à todos!

Sidilei 15 de junho de 2009 às 19:48  

cara, vou aproveitar pra tirar uma duvida, quando eu termino meu gutural, parece que a garganta fica seca(mesmo bebendo áqua), fica difente, estranha, queria saber o que eu presiso fazer pra isso parar...treinar mais o apoio?

Zamfir e aMusica 18 de junho de 2009 às 07:31  

Eduardo, pelo que falou parece que você ta arranhando a garganta bastante. To preprando com o Lânio que esta fazendo as aulas um video explicativo sobre o assunto.

Abraço

Alexandre/Alex Scher,  22 de junho de 2009 às 09:55  

haha.. já tô conseguindo fazer meu sussurro mais alto um pouco!! \o/
[mas num tô conseguindo xegar nos agudões]

Jedaias 4 de agosto de 2009 às 15:03  

Quero fazer meu gutural ficar mais grave,
Ultimamente meu gutural tem saido muito agudo,
o que estou fazendo errado?

=/

Abraços...

Zamfir e aMusica 4 de agosto de 2009 às 21:30  

Jedaias da uma olhada no post "A Laringe".
La tem a resposta a tua pergunta
bom estudo

Anônimo,  17 de agosto de 2009 às 19:57  

Zamfir, vc já consegue postar o áudio do "Encontrando o Vocal Fry"???
Tô tentando executar esses passos mas acho que não estou fazendo corretamente, queria o áudio com o exemplo pra entender ;P

Anônimo,  19 de fevereiro de 2010 às 17:37  

O áudio... please. :)

Caio 2 de fevereiro de 2011 às 19:58  

Precisamos do áudio para ajudar um pouco mais! Estou no aguardo do áudio desde que você postou! =/

Anônimo,  28 de março de 2013 às 00:19  

Bah cara se tive-se audio ficaria bem mas foda.coloca um video ae mano.e obrigado

ass:howard jones jr

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