Pesquisar neste blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Historia da comunidade Gutural e o desenvolvimento da Técnica

Antes de falar sobre carreira musical vamos ver um pouco sobre canto. Eu estudei canto desde antes de pensar em cantar, sempre foi fascinante mas nunca achei que tinha voz. Então, advinha! Fui abandonar o canto lírico e parar no gutural.

No inicio eu achava que ficaria satisfeito conseguindo pronunciar frases com clareza, depois pensei bem e queria manipular melhor os tons, depois pensei melhor ainda e queria chegar a tons extremos e de ponto em ponto eu fui dominando cada variação possível que meus ouvidos podiam entender: gutural tradicional, vocal fry, inalando, com falsete, whistle, misturando a voz, com o som puro, mais encorpado, mais saturado, enfim.. uma infinidade de coisas.

Ah pensa que foi fácil?

Eu me machuquei demais no meio tempo, errei bastante até descobrir como fazer essas coisas. Mas bem, isso foi nos primeiros 2 anos. Depois eu comecei a buscar no canto tradicional formas de não me estrepar mais pra descobrir essas coisas. Caramba! Como eu estudei, passei de professor em professor até achar alguém que me dê confiança e falar algo diferente de: "berrando assim vai acabar com a sua voz". Eu não berrava, alias, até hoje digo: "GUTURAL NÃO É BERRO, PORRA!!!". Mas vamos percorrer todo o aprendizado.




"No decorrer do tempo a gente deixa de se sentir sozinho, sabe? Encontramos pessoas com os mesmos ideais que a gente e foi ai que eu conheci o Erick (que é dono da Comunidade gutural no Orkut: "http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=711256") e o Daniel Corpse (Ex-Sabbatariam, Krig http://www.krig.cjb.net) .

O Erick tinha um gutural agudão, esse sim "berrava", era algo meio fora da compreensão do que eu conhecia de vocal na época, nunca tinha ouvido bandas com “agudões”; O Daniel tinha um grave, puta grave! Então eu pensando que meus médios graves e médios agudos horríveis eram algum diferencial, tcharam! Agora eu teria com quem trocar experiências. Isso ocorreu nos primeiros anos.

Foram horas e mais horas intermináveis de gravação no Gravador de Som do Windows, conversar no msn e de transferências de arquivo na net discada. PQP... a gente passava a madrugada toda nessa onda e na verdade era todo mundo novo, ninguém trabalhava nem nada.

Os graves eu fui entendendo ao longo da conversa, mas os agudos, os agudos eram um tabu. Precisei ir passar um reveillon em Goiânia e VER o Erick fazendo os agudos pra entender que era outra técnica, era o vocal fry.

Variações aprendidas, conheci o Clark (www.unmaker.net), uns anos depois, com aquele vocal de textura diferente. Que diabo é isso? Parece o vocal fry, mas é grave! A há! Nova descoberta! Não era vocal fry que ele fazia. Pouco a pouco descobri que o som era feito inalando e, com muita mas muita paciência consegui encontrar as diferenças entre o vocal fry e o som inalado do gutural. E o Clark foi muito importante com o tempo, pois com seu bem treinado ouvido conseguimos notar e entender muita coisa dentro do gutural. Ainda não realizamos nos dias de hoje, mas um dia chegaremos a fazer um VERDADEIRO tutorial sobre todas as modalidades de gutural. Mas isso é papo pra mais uns posts a frente."

No próximo post vou falar sobre as problemas em usar o gutural e o vocal limpo juntos, tabus que também foram complicados de vencer.

Material de estudo:

Como fazer o vocal fry:

Aula sobre Vocal Fry(Sussurro)

A parte forçada que eu falo na gravação se deve a falta de APOIO DIAFRAGMATICO, problema que eu tinha na epoca e que é muito importante, coisa que trataremos nos proximos posts.

11 comentários:

LestatV3 12 de fevereiro de 2009 às 07:20  

AEAEHUAEHEUHAEUH

Você foi em Goiânia pra ver o Erick mandar os agudos? Hahaha! Que show! :D

Além do vocalista da minha banda, nunca vi ninguem mandando gutural fora do microfone.

Anônimo,  12 de fevereiro de 2009 às 11:05  

Ainda bem q ce nao foi na onda de qm falava que vc ia acabar com sua voz neee?
espero o proximo post!
beijos
byy

Lucas Donato 12 de fevereiro de 2009 às 18:41  

Belo Blog JV, Acompanheiro aqui sempre :D
Eu ainda aprendo o tr00 gutural UEHAUH =D
Vlws.

Anônimo,  25 de fevereiro de 2009 às 13:30  

belo post estou precisando de umas aulas pois eu nãi consigo mandar meu gutural pra fora so pra dentro e acobo perdendo o folego muito rapido :S

Zamfir e aMusica 26 de fevereiro de 2009 às 05:53  

E ae Fe, se quiser aulas e só entrar em contato por qualquer uma das opções que tem no topico contatos.
Abrass

Daniell Corpse 22 de abril de 2009 às 19:12  

q isso vc lembrou de mim Zamfir fiquei até emcionado agora =..)
bons tempos aquele

Unknown 12 de maio de 2009 às 10:48  

ra ra o fry realmente é uma técnica bastante ultilizada por bandas de metal core ou death metal melódico, apesar de minha preferencia ser obviamente o exalado mas é uma tecnica que realmente necessita de se estar com um relachamento na garganta para não dar uma forçada na hora de fazer o sussurro

Agência Facilyta 8 de abril de 2010 às 15:12  

Caraca Colokei "Gutural Técnicas" no Google, cliquei num link aleatório...e parei aqui...XD

Anônimo,  8 de setembro de 2011 às 07:00  

Ei JV, re-posta lá o tutorial de sussurro pt2, ouvi o primeiro e já saquei um bom pedaço, ajudaria se tivesse mais um

Castiel Winchester 18 de novembro de 2011 às 07:45  

Ei Fala Serio , esse blog é muito foda vou divulgar.... gostei muito da aula Drive Fuckin ... agora que to sacando um pouco mais sobre o assunto e a técnica Estão de Parabéns pelo blog ... falow galerinha do mal...

gutural 27 de dezembro de 2011 às 04:47  

ae tem um otario q vivi falando mal do blog ,ele falo q gutural rock e tud palhaçada e coisa de gente q ta com dor de barriga .qebrei as perna dele falei e melhor ta com dor de barriga do q ser um fukero de merda parecendo um gago q rept a mesma frase 50 vezes ksoasaksaksoaksoa

Postar um comentário

  ©Design Presidente Blog|Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons|Direitos Autorais Parcialmente Reservados |Termos de Uso

TOPO