Pesquisar neste blog

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Guia Basico da Voz

E ae pessoal! To recebendo muitas visitas e muitos comentarios pelo msn e orkut, otimo. Coloquei agora um contador aqui no Blog. Porem, faltam comentarios, comentem pow!

Esse guia básico é o "start up" de qualquer um que esteja aprendendo. Calma pessoal, logo chegaremos nas partes mais avançadas. Porem primeiro vamos aprender como funciona, pra ninguem se confundir com os termos usados nos posts futuros. E o texto foi tirado da apostila que uso nas aulas de canto.

Caracteristicas da voz

Extensão: é o campo total da voz, do som mais grave ao mais agudo. Constitui o elemento mais duvidoso para a classificação inicial; de fato, poucas vozes apresentam de inicio uma extensão completa, que deve ser alcançada progressivamente através da técnica.

Tessitura: é a região em que a voz encontra a melhor sonoridade, a emissão mais natural e consequentemente a mais expressiva. Ou seja, o elemento mais seguro e apresenta geralmente, desde o inicio uma relativa estabilidade.

Timbre: a cor da voz, é a característica específica, individualmente considerada. É geralmente espontâneo, mas passível de grande desenvolvimento. Com o treino é possivel "copiar" outros timbres. Porem, saibam vocês não é nada saudavel para o desenvolvimento do vocalista.

Produção do som

A voz é produzida pelo trato vocal, a partir de um som gerado na laringe. A laringe se localiza no pescoço e é um tubo alongado, onde ficam as pregas vocais. As pregas vocais são conhecidas popularmente como cordas vocais, mas esse nome é incorreto. Quando respiramos as pregas vocais se afastam e o ar entra nos pulmões. Quando produzimos a voz, as pregas vocais devem se aproximar e vibrar com a passagem do ar que vem dos pulmões, produzindo, consequentemente um som. Este som é amplificado pelas cavidades de ressonância – a própria laringe, faringe, boca, nariz e seis paranasais.

Nomeclaturas

Timbre: é a personalidade da voz ou instrumento. É a qualidade do som, a sua “cor”.

Intensidade: (volume) é a propriedade de um som ser fraco, médio ou forte. É determinada pela pressão e ao fluxo aéreo sub-glótico e a adução glótica (fechamento das pregas vocais).
Altura: está relacionada com a freqüência das vibrações das pregas vocais. Se a freqüência é baixa, a voz é grave, se a freqüência é elevada a voz é aguda.

Tessitura: corresponde ao número de notas da mais grave a mais aguda que o indivíduo consegue produzir com qualidade de fala (tessitura de voz falada) ou qualidade de canto (tessitura de voz cantada). Dentro da tessitura de voz cantada, cabem outras subdivisões, dependendo se o canto é lírico ou popular.

Extensão Vocal: refere-se ao número de notas da mais grave a mais aguda que o indivíduo consegue produzir não importando a qualidade. A extensão vocal pode ser ampliada com treino específico. Esta extensão pode variar de 12 semi-tons (1 oitava) 55 semi-tons (4,5 oitavas).

Registro: (colocação vocal) são séries de tons homogêneos que se caracterizam por um especial timbre sonoro, distinto dos outros registros e independente da freqüência do tom emitido. São divididos em: basal (fry), modal (subdivide em peito, médio e cabeça), elevado (dividido em falsete e assobio também chamado flauta). Os principais registros são o de peito que é um registro de voz grave, o de cabeça, que é um registro de voz aguda, e o registro médio, que se refere à homogeneidade entre o registro peito e cabeça (belting).

Empostação: é a ação de adotar uma postura de emissão adequada a cada registro, realizando as coordenações necessárias e dando uma direção subjetiva ao sopro sonorizado em busca de uma melhor ressonância. É um som organizado da voz falada ou cantada.

Vibrato: é a modulação da voz, cuja amplitude e cadência dão uma sensação agradável de flexibilidade, doçura e riqueza do som. É uma variação de frequência e de intensidade que se produz na voz, provocado pela contração de todos os músculos do órgão fonador onde todo o vestíbulo laríngeo sofre uma ligeira “sacudida”. Temos definidos dois tipos de vibrato: o de amplitude e o de frequência, que são modificações periódicas da modulação destas duas características físicas.

Comunidade Gutural - Apoio.



http://www.youtube.com/watch?v=_zjfxv31qBc

Ok, é um video antigo e tremido e eu falei umas besteiras. Tenho que fazer novos, ok. Mas estou sem camera! Então se querem novos videos. Façam aula de canto pelo skype. Não sabem como funciona? Explico aqui. Texto retirado da comunidade:

"Módulo Básico - Neutral
( O canto "per se", a forma mais natural de dominar seu registro sem esforço algum )

Módulo Intermediário - Overdrive
( O canto com mais potência e intensidade, para aqueles que precisam de uma voz segura e eficaz para cobrir uma instrumentação pesada de banda )

Módulo Avançado - Curbing/Belting
( Técnicas de Unificação de Registro que os grandes cantores utilizam, o máximo de volume e alcance da voz, sem quebras de registro )

Módulo Profissional I - Coloração
( Torna a voz única, para fazer a diferença e criar sua própria identidade no ramo musical )

Módulo Profissional II - Adicionais
( Visa o aprimoramento das técnicas mais usadas pelos cantores profissionais, tais como Drives/Growl/Rattle/Vibratos/Falsetes/Qu
ebras Intencionais/Incorporação de Estilo )

Toda as técnicas que os famosos utilizam, de uma forma simples e prática.

Repertório trabalhado em cima daquilo que o Aluno quer cantar, com pesquisa e direcionamento técnico envolvido no Gênero escolhido.

Contato via E-mail e MSN em:
janusvicente@gmail.com
ou
vzamfir@gmail.com - (somente email)"

Valeu!

7 comentários:

raphael 19 de fevereiro de 2009 às 06:07  

Muito bom cara!Vou acompanhar sempre esse blog e já te me ajudando.Continua atualizando!

Anônimo,  19 de fevereiro de 2009 às 06:22  

ENFIM, É MTO BOM LER ISSO, MAS SE A PESSOA NÃO ENTENDE DISSO, FICA ENTENDENDO MENOS AINDA. ENTÃO QUEM PUDER FAZER AULA DE VOCAL SAI NO LUCRO, PQ DAE VAI APRENDER NA PRATICA TD Q FOI POSTADO ALI, ENTENDER SEM AULAS EH UM TANTO COMPLICADO E INDUZ AO ERRO. VLW JV

Zamfir e aMusica 19 de fevereiro de 2009 às 06:34  

Sim, por isso sempre aconselho fazer aulas. E estou disponivel pra aulas como diz ai, é só adicionar no email vzamfir@gmail.com ou no skype vzamfir1. Abraço!

Anônimo,  19 de fevereiro de 2009 às 13:01  

Muito massa, ta tudo bem explicadinho e só o necessário mesmo. Só não faço aulas de canto pq ultima vez q fui fazer aula de guitarra passou-se anos e já esqueci 90% do q aprendi rsrs. Mas vou acompanhar mais esse blog fera flw

Anônimo,  25 de fevereiro de 2009 às 07:25  

Engraçado que em uma aula de canto normal a gente demora muito tempo pra aprender tudo isso, professor enrola. Você faz o diferencial! Obrigadaaa bjos

Victor Reis A.k.a "Tor" 9 de março de 2010 às 07:08  

Muito bom, cara, vou tentar acompenhar todas as aulas. Tenho uma banda, mas queremos tocar uns deathcore agora, o dificil é eu conseguir dominar o gutural.Mas espero que consiga com essa mega ajuda que vc esta passando pra mim que sou totalmente leigo. Abraços e parabéns

WILLIAMS FERNANDES,  11 de junho de 2010 às 10:58  

VOCÊ É O CARA POR ISSO RESOLVI,ENTRART NESSE BLOG E AGORA POSSO ACOMNHA AS NOVIDADES

Postar um comentário

  ©Design Presidente Blog|Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons|Direitos Autorais Parcialmente Reservados |Termos de Uso

TOPO