Pesquisar neste blog

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A Laringe

A posição da laringe é fundamental para o alcanço e a formação das notas(no caso do gutural é essencial) . Ela deve ser levantada para atingir notas agudas e abaixada para conseguir notas graves. (Eu realmente precisaria de uma câmera pra demonstrar essa mas infelizmente não é possível.)

Também é a laringe que determina a cor do som (ou textura no caso do gutural). O que machuca, ou melhor, o mau uso da laringe seria posicionar a laringe de forma que vá contra a nota. Uma nota aguda deve ter a laringe alta e uma grave baixa. No gutural isso se torna evidente e praticamente obrigatório para iniciar os estudos.

Alguns professores de canto e até fonoaudiólogos geram controvérsias sobre esse assunto. Entretanto a lógica do uso da laringe dessa forma é criar espaço para que ela se estique ou relaxe (veja post sobre afinação para maior entendimento). Cantores líricos são encorajados a manter sempre a voz escura, coisa que não tratarei detalhadamente neste tópico pois o publico alvo passa longe do lírico.

Com o tempo e controle laringe alta ou baixa você deve ser capaz de controlar a afinação ou cor (grave/médio/agudo) da textura. E então deve ser capaz (não recomendado sem um apoio 100% operante) de utilizar outros recursos para escurecer o timbre.

Resumindo o que eu quero dizer é: que é melhor que utilizem a laringe para controlar textura no gutural do que tentar experimentar resultados contrários se estiverem treinando sem o suporte de um profissional

Deve-se ter consciência também, que abaixar a laringe para escurecer o som nas notas agudas é possível porem não há necessidade de descer toda a laringe para escurecer o som a ponto que prejudique a alcançar a note.

Como descer a laringe: 1 – Imite o Pit Bixa (kkk) 2 – Imagine e finja estar engolindo algo ou inalando ar.

Como subir a laringe: 1 – Imite O Patrick (OLHA A FACA!!!! Lol2) 2 – Imite uma criança falando ou o som de pneus cantando em uma curva por exemplo (driffting).

Exercício básico é subir o grave ao agudo e descer novamente tomando cautela em levantar a laringe de acordo. (tanto gutural como no limpo)

PS: NÃO FORCE! Faça tudo sempre leve, provavelmente o limpo sua voz passe do natural ao falsetto, e fique SEMPRE apoiado, relaxando um pouco ou aumentando um pouco mais nas notas mais graves ou agudas.


9 comentários:

VoidDea7h,  4 de maio de 2009 às 19:12  

Realmente, muito bom postar sobre a laringe para todos tomarem nota e não fazerem cagada.

Anônimo,  8 de maio de 2009 às 07:22  

Podem me chamar de nooba mas eu não sabia de nada disso! E olha que ja canto a 3 anos.

Guga Thrasher,  8 de maio de 2009 às 07:26  

Zamfir sou vocal de uma de de uma banda de Thrash/Death a gente toca só cover. Eu até consigo imitar alguns cantores é isso que quis dizer com cor do som?

Anônimo,  8 de maio de 2009 às 08:37  

Caio - RJ

Post muito loko!! Sem mais!

Die TraSH,  8 de maio de 2009 às 09:37  

A bolinha de tras da lingua comanda \o\

Otimo post.

Alex,  16 de maio de 2009 às 07:23  

pow, mto bom o post da laringe... e apesar da ironia do pit bixa e do patrick[rsrs], foi criativo p fazer com q pessoas q não tenham entendimento vocal possam entender melhor como funciona... valew JV!!

Godiva XXI,  22 de maio de 2009 às 12:19  

ainda não consigui mais vou continuar tentando essa tese da laringe mesmo eu não sabia ...
Obs: o meu gutural parece uma galinha sendo assassinada no inferno!

Jedaias 6 de agosto de 2009 às 11:59  

lol

Com essas dicas eu até conseguindo cantar mais grave!!

Primeiras vezes seguindo as dicas deu resultado!
Vou continuar, para ter mais segurança!!

Vlw cara!!
Ajudou muuuito!!


* Gostei dos exemplos
( ksksks )

Anônimo,  4 de abril de 2014 às 15:41  

faço gutural da seguinte forma
preencho o diafragma de ar >> libero esse ar com a laginge aberta e vibrando ela acredito que seja assim que faz

Postar um comentário

  ©Design Presidente Blog|Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons|Direitos Autorais Parcialmente Reservados |Termos de Uso

TOPO