Pesquisar neste blog

sábado, 25 de abril de 2009

Afinação

Esta ai um tabu! Todo mundo preocupa muito o caso da afinação coisa que, até no gutural existe. No canto tradicional a afinação é determinada pela freqüência da nota cantada (por numero de pulsações por segundo - NPS). No gutural a afinação é determinada por manter o timbre, já que ouvimos apenas (ou distinguimos) muito grave, grave, médio, agudo e muito agudo.

A habilidade esticar das cordas vocais é o que nos permite aumentar ou diminuir a freqüência da nota. Em uma nota aguda a NPS é muito rápida, ou seja, suas cordas vocais vibram rapidamente e em uma nota grave a NPS é lenta.

Esta habilidade de esticar as cordas é alem do nosso controle consciente. Por isso é requerida a famosa memória muscular (que falaremos melhor em um post futuro). E é por isso que por muito tempo se trabalhou no canto por indução mental. Eu por exemplo, ouvia sempre nas aulas de canto lírico “Quando for atingir a nota X imagine que esta atingindo o teto e o chão a mesmo tempo”. Eu não sabia o que queria dizer com isso e provavelmente foi por isso que essa particular analogia nunca me ajudou em nada =].

Particularmente o que um professor de canto ou preparador vocal deve fazer inicialmente é ouvir o cantor. Escutar onde na sua voz as tensões agem e ajuda-lo através da técnica a chegar as mesmas notas sem tensão. A tensão é o que atrapalha o cantor e por mais técnico, seguro de si, que um cantor possa ser a tensão sobre pode ocorrer e eventualmente ele ira semi-tonar ou desafinar feio.

O que deve ser entendido é que o canto vem de uma mecânica: Apoio correto + respiração correta. O uso da voz como: impostação, posição da laringe, do palato, etc. São parte do desenvolvimento da voz do individuo. Porem dificilmente (nunca diga nunca, por mais que deva) alguém vai ter domínio da voz sem o apoio e a respiração estarem no lugar.

Em post futuros vamos falar sobre os constritores da garganta e projetores.

Bom estudo =]

Material legal que achei no google. Bem simples e direto ao assunto, sem créditos pois não sei quem é o autor.

fisica_musica.pps


PS: Esse post foi feito com uma urgência tamanha pois, 99% dos emails do ultimo MES são com perguntas sobre o mesmo assunto. Também gostario de reforçar o apelo:

As perguntas quase sempre são coletivas e devem ser feitas no blog sempre que possivel.

PS2: Tirei o contador... talvez isso que estava dando o bug do IE...

1 comentários:

Unknown 13 de maio de 2009 às 16:41  

é, eu já tinha deduzido essa teoria ai, mas não de forma correta..

Postar um comentário

  ©Design Presidente Blog|Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons|Direitos Autorais Parcialmente Reservados |Termos de Uso

TOPO