Pesquisar neste blog

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Registros da Voz

O Que São os Registros de Voz

Antes de falarmos sobre Scream como o prometido vamos entender primeiro o que vamos usar. Apoio diafragmatico (já postado), Relaxamento (já posta), Vocal Fry (já postado) + falsete e/ou ressonâncias do mesmo e harmônicos.

Normalmente dividimos os registros da voz humana em cinco partes: Voz de Peito, Mix, Voz de Cabeça, Falsete e Whistle.

Na voz masculina:

C1 a B1 – Muito grave – Voz de Peito
C2 a B2 – Grave – Voz de Peito
C3 a D4 – Médio – Mix
E4 a B5 – Agudo/Muito – Voz de Cabeça/Falsetto
C5 em diante – Muito Agudo – Whistle

Contando com a primeira nota do piano como C1... na contagem Europia a primeira oitava é C-2 comparado a contagem que eu fiz aqui. * param – CVT.

Na voz feminina:

D2 a B2 – Muito grave – Voz de Peito
C3 a D4 – Grave – Voz de Peito
C4 a D5 – Médio – Mix
C5 a C6 – Agudo/Muito Agudo em C5 – Voz de Cabeça/Falsetto
C6 em diante – Muito Agudo – Whistle

Voz de Peito – Nesta região as cordas vocais não precisam se esticar muito, é uma região mais natural e em geral é como cantamos musica popular. Neste modo o som ressona no esterno.

Voz Mix – É chamado registro mix, porque é quando a voz gradualmente vai largando a ressonância do esterno e vai ressonando na cabeça ao mesmo tempo.

Voz de Cabeça – No caso do homem, essa voz é conhecida como Falsetto. Isso mesmo! Ao contrario do que muita gente acha o famoso falsette é voz cabeça. Quem nunca ouviu dizer “Aquele cara não alcança as notas por isso teve que usar o falsete!” Porem não significa que ela vá soar como o falsete comum que conhecemos, o estudo serve pra isso mas entenderemos mais futuramente... Nessa região as cordas vocais estão bastante esticada e não se pode mais sentir a voz vibrar no peito.

Particularmente, quando estudava canto lírico meu professor dizia que deveria trazer a voz para frente. Eu nunca entendi, mas agora sei que a sensação é da vibração entre os olhos ou na cabeça como preferir.


Voz Whistle ou Registro de Flauta – Pros homens esse registro é conhecido como Falsetto Agudo e pras mulheres como Registro de Flauta ou como o termo Vocal Flaugeolet (termo pouco usado por aqui BR). Nesse registro as cordas vocais já estão rígidas e curvadas. É a região máxima da voz e nem todo mundo tem, de acordo com textos científicos do estudo.


Futuramente planejo aprofundar cada vez mais em cada modo.

Comentem!

PS: Tem muita gente com problemas pra comentar usando o IE, aconselho usar o Firefox, Opera, Google Chrome ou qualquer outro. É uma falha no serviço de Blogger pelo o que o Webdesign deste blog me falou.

9 comentários:

Anônimo,  17 de abril de 2009 às 07:04  

Raí falando! :D

Belíssimo post... Informações claras e aprendizado rápido
Blog ficando cada vez melhor, Zamfa, continua assim.

Abraço

Cauã Portela 18 de abril de 2009 às 17:20  

Legal zamfir !!! Seria bom se vc coloca-se videos de cada um dos registros. (axu ki soh sei fazer voz de peito)

Advogado 18 de abril de 2009 às 21:54  

De forma amadora creio que consiga fazer todos os registros, embora não chegue aos agudos descritos, talvez seja pq minha classifcação seja barítono.....
-
Ultimamente tenho "enroucado" minha voz, entretanto, faz um bom tempo que não canto, grito ou exponho minha voz. O que poderá ser?

0 19 de abril de 2009 às 03:45  

Não tenho uma boa notícia para dar, recendemente a minha fonaudióloga solicitou um exame de larigoloscopia que detectou um nódulo nas cordas vocais...estou em tratamento agora...mas não me impediram de cantar. Enfim estou muito preocupada.

Em relação ao post:
Quando estava no curso de canto não fazia bons agudos, mas dps de muito treinar coseguir bons resultados, mas sinceramente, não é a minha praia vocal flaugeolet, não tenho um pingo de afinação aí. :)

Que bom que voltou, estava sentindo falta!

Anônimo,  23 de abril de 2009 às 17:37  

Sei que tem um blog, então aí vai a promoção!
-
Você acha incomodo não ter um domínio próprio e ter que ficar digitando o discriminado "blogspot.com"?
-
Então é hora de participar da promoção para ter um domínio ao melhor estilo: www.meunome.com !
-
Para tanto, basta participar de uma promoção para blogueiros, maiores detalhes no link abaixo:
http://preclusao.blogspot.com/2009/04/como-ganhar-um-dominio-proprio.html

Zamfir e aMusica 24 de abril de 2009 às 12:35  

Translucida... te desejo melhoras! Por favor me mantenha informado do seu caso quero saber do tratamento. Melhoras mesmo.

E pessoal estou preparando os proximos posts.. tudo resolvido com o 'Ser Especial'.

Unknown 13 de maio de 2009 às 10:48  

Agradeço muito pelos seus posts pois são de muita ajuda principalmente pra mim, amadora, de poucos conhecimentos técnicos...Eles são simples mas com muito conteúdo e isso ajuda muito no entendimento.
Obrigada mesmo!!!
Luzinete.

Unknown 8 de novembro de 2009 às 16:38  

Parabéns!!!
Ta ajudando pra caramba.

Anônimo,  13 de dezembro de 2009 às 14:04  

tenho vontade de registrar meu projeto de rap..
mas nao consigo por meios fizicos(dinhero)e atravez da espançao cultural no meu bairro sou tachado de marginal...porque tenho um projeto cultural para o colégio(gp 392 mário de andrade).
tenho um tio (criaçao) registrado(ordem brasileira dos musicos).que me apoia mas nao tem recursos(como sempre no brasil para musica nao existe recursos).ja tentei por meios de politicos(mas falar e cacarejar perto desses caras é foda).....



intao venho aqui representando minha crew(1,2 pra firmar),e todos os que batalham pelo espasso em sepetiba(rio de janeiro).

procuro recursos de musicos renomados e consagrados (para nao só aparecer na tv),mas sim me proteger de quem quer me ver na vala.


isso nao é um pedido simples mas: sim um pedido de dos jovens rapazes de 18 anos que lutam pelo um sonho(impossivel)diante dos olhos da populaçao..........











pesso para que nao liguem para o meu português...porque ele é quebrado mas a ideia é firmeza....nao luto pelos falsos, mas: sim pelos que querem cultura à mas para sobreviver...




meu bairro implora.....

Postar um comentário

  ©Design Presidente Blog|Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons|Direitos Autorais Parcialmente Reservados |Termos de Uso

TOPO