Pesquisar neste blog

sexta-feira, 6 de março de 2009

"Mistérios" do Apoio Diafragmatico

O apoio não é nenhum bicho de 7 cabeças. Porém ele precisa ser perfeitamente executado e deve ser aliado a mecânica do canto.

O apoio é o elemento básico de todos os métodos de canto. Então vamos entende-lo de forma que ele possa ser aprendido sozinho, mas não há garantias.

Vantagens de se usar o apoio:

* Maior controle do ar utilizado no canto
* Maior sustentação de notas
* Maior controle de ressonância (extremamente importante no gutural)
* Maior volume
* E maior controle nas mudanças de registro e técnica

Muitos cantores acham que cantar é somente expirar o ar (assim gerando o som). Mas se você soltar todo o ar rapidamente seu canto não vai durar muito. Independente de quando você fala ou canta a expiração precisa ser demorada e o cantor precisa ser parte ativa desta demora, um processo que pra maioria das pessoas é inconsciente. Expiração precisa ser controlada ao invés de "entregue" ao diafragma que naturalmente relaxa e libera o ar rapidamente. O controle dessa expiração é conhecido como APOIO. O apoio requer força física e controle do corpo.

Vamos sentir o apoio

Coloque perto da boca e expire. Sinta o ar passando pela sua mão. Agora cante em uma nota qualquer e exale como antes. Sinta como fraca e soprada a nota é.
Agora cante uma nota mais poderosa e sonora e sua mão vai sentir menos ar expelido. Então, para fazer uma nota mais sonora e poderá você precisa prender o ar ao invés de manda-lo todo pra fora de uma vez.

O que é "forçar a voz"

A tentativa de produzir uma nota poderosa durante uma grande saída de ar é chamada de "forçar a voz". Isso é extremamente prejudicial a voz e é bem notável pelo som apertado e "forçado" que sai.
Para parar de forçar deve ser feito o apoio, pois é ele que vai permitir que você faça uma nota qualquer com uma pequena quantidade de ar.

Para utilizar o Apoio

1 - Contraia o abdómen ao redor o umbigo e firme os músculos das costas puxando na região lombar.
2 - Mantenha a região das costelas aberta
3 - Segure o seu diafragma para baixo

Lembrando que o APOIO é SEGURAR A RESPIRAÇÃO.



Esses vídeos são de conteúdo humorístico, com pitadinhas da real técnica. Junte o que aprendeu aqui com o que verá no vídeo e tcharam....


Bibliografia(parcial): Complete Vocal Technique - Sadolin, Katrin.

13 comentários:

Presidente Blog 01 6 de março de 2009 às 08:38  

Só faltou colocar exercicios para trabalhar isto =D....
-
Seu site abre pop up demais cara!

Zamfir e aMusica 6 de março de 2009 às 08:42  

Levando em consideração que é você quem faz a programação hueuheu não sei nem o que dizer, e os exercicios tão no video e/ou nas aulas de canto.

0 7 de março de 2009 às 04:17  

Obrigado eu estava precisando...rsrs
Eu utilizo o apoio, fiz aula de canto e estou voltando de novo, porquê? Por que sou bastante indisciplinada, ops...:)
Estou tentando agora tornar meu gutural mais profundo, pq a banda está mudando um pouco a base de influência e isso tem pedido uma evolução, minha, mas trabalhnado se consegue, antes eu cantava um grunje do tipo Mudhoneys, mas enfim...estou em todas as suas comunidades, vc tem um trabalho massa, eu sai do curso de canto pq tinha aprendido mais com vc do que com o cara lá, agora achei um cara que conheçe do som que eu faço e precisanmente entende do que preciso, um Zamfir bahiano...obrigado!!! Sempre levo em consideração seus conselhos.

0 7 de março de 2009 às 04:19  

ah, sim...abandonei o grunje há uns 5 anos, faço Harcore já há uns três anos, por isso a dificuldade. :)

Zamfir e aMusica 7 de março de 2009 às 04:27  

Eu enttendo bem esse lance de ser indiciplinado. Eu sou bastante MESMO, não posso negar. Compenso com estudo. Todos os meus alunos de canto acabaram por cantar beeeeeeem melhor que eu, o que é um orgulho. Logo farei posts mostrando alguns deles e suas absurdas evoluções.

Mas boa sorte com o novo professor "Zamfir baiano" kkk achei legal!

Sucesso! E aqui vai uma dica, pra conseguir esse tipo de gutural precisa-se somente escurecer a voz. Suba o palato mole e desça a laringe ele vai soar bem mais grave. Tem mais formas mas essa é só uma dica.

Obrigado pelos comentarios.

0 11 de março de 2009 às 09:03  

HUmmmm...deu certo, gostei!!!
Vlw..
se eu for passar ferias em minas vou dar um jeito de ver...

Unknown 13 de maio de 2009 às 16:48  

Há, isso sim, era uma coisa q eu já fazia e não sabia....

Ana ® 27 de julho de 2009 às 16:53  

Muito legal Zamfir, vou estudar bastante, daí quem sabe gravo a bendita música pra tu ouvir...rs
bj

Anônimo,  25 de fevereiro de 2010 às 09:36  

Adorei seu blog, eu tava com duvida nessa questão do apoio... NÃO TENHO MAIS DUVIDAS!

Parabéns pelo trbalho!

Anônimo,  3 de março de 2011 às 13:29  

Queria saber se tem jeito de qualquer um cantar power metal(tipo André Mattos)?.
Queria muito aprender , mas não sei se posso!
Posso??kkk

Hyon 9 de abril de 2011 às 14:05  

Olá Zamfir!
Estou eu aqui de novo com minhas dúvidas.
Então...Quando vou executar o gutural,eu respiro,faço e o apoio,e jogo a voz.Porém a voz não sai com uma textura legal,parece mais um sopro do que um gutural.Me explica o procedimento certo na hora de jogar a voz.

Valeu Zamfir

Hyon Cordeiro

Anônimo,  6 de maio de 2011 às 22:15  

ô zamfir qual é o nome da banda que vc canta na video aula de gutural tradicional fala aê quero baixar aquela banda

Postar um comentário

  ©Design Presidente Blog|Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons|Direitos Autorais Parcialmente Reservados |Termos de Uso

TOPO